Sites Grátis no Comunidades.net
evangelizaçao pessoal
evangelizaçao pessoal

 

 

 

Gostaria muito da opiniao e principalmente de bases biblicas para a questao dos dons do Espirito Santo.

 

 

 

Vamos lá: olha os Dons:    

 

 I Cor 12 - Ao todo 9 dons

 

- Dom da  Sabedoria

 

- Dom da ciencia

 

- Dom da fé

 

- Dom de cura

 

- Dom de maravilhas

 

- Dom da profecia

 

- Dom do discernimento

 

- Dom de linguas

 

- Dom de interpretar linguas

 

 

 

Voce acredita nos dons de linguas?

 

 

 

Sim, acredito no dom de linguas, pois é Biblico. Porem, o mais importante de TODOS os Dons esta descrito em I Cor 13..

 

 

 

Se vc observar, como Paulo descreve as sequencias dos Dons, o dom de lingua e interpretação, esta por ultimo. Ele admoesta que devemos buscar o maior de todos os dons: o Dom do AMOR.

 

 

 

Muitas igrejas tem buscado fervorosamente o dom de linguas, e garante que a pessoa que nao fala em linguas não possui o ES, ou não foi Batizada com o ES, e deixam de praticar o amor. Paulo fala que o dom que devemos buscar é o dom do AMOR

 

 

 

Vamos entender como o ES age em nossas vidas quando nos convertemos.

 

Quando nos convertemos, imediatamente somos justificados por Deus, ou seja, ele não nos vê mais como um morto em pecados (Efesios 2:1 )... E sim, somos justificados, somos justos diante dEle.

 

 

 

Depois que somos justificados, somos regenerados. Algum tempo depois que nos convertemos, podemos notar uma grande diferença em nossa vida: Nos despimos do velho homem e nos revestimos do novo. Aquelas coisas que faziamos, deixamos de fazer, e muitas vezes nem percebemos. ( Rom 6:6 )

 

 

 

Em seguida, começa o processo de santificação. Começa a nossa luta contra o pecado.. Nossa vida agora deve ser de santidade. Um vez perdoados, e regenerados devemos manter essa santidade, ora obtida pelo ES. ( I Pedro 1:15 )

 

 

 

Referências  para:

 

 

 

* Perdão dos pecados, uma vez que Jesus nos chama para receber a salvação:

 

Tiago 5:15 - I Pedro 1:9 e 2:1

 

* Justificados:

 

Atos 13:39 - Rom 3:24; 4:25; 5:1 -

 

* Regenerados:

 

Rom 6:6 -

 

* Santificação:

 

I Pedro 1:16 - Mateus 5:48

 

 

 

Bem, a Palavra de Deus diz que quem convence o homem do pecado, da justiça e do juizo é o ES ( Joao 16:8 )... para aceitarmos Jesus como Salvador, precisamos estar convencidos dos nossos pecados, o ES é quem nos convence. Ele é quem opera em nós, toda essa transformação que sofremos quando nos convertemos. Logo, podemos dizer que recebemos o ES em nós quando nos convertemos.  Confira em : Joao 14:17 - Rom 8:11 - I Cor 3:16 - I Cor 6:19 -

 

 

 

Com isso entendemos, que o ES não vem sobre nós de maneira repentina, e sim, Ele passa a habitar em nós a partir do momento que somos justificados.

 

 

 

Qual a maneira correta da manifestacao do Espírito Santo de Deus ?

 

 

 

Quando Joao Batista em Mateus 3:11, falava que Jesus batizaria com o ES e com fogo, ele se referia ao dia de Pentecoste, confira o cumprimento em Atos 2. Por falar em pentecoste, repare que o proprio texto esclarece o "falar noutras linguas", que é diferente de "variedade de linguas", descrito em I Cor.  Essas linguas que eram faladas no Pentecostes era idiomas diferentes ( Atos 2: 6-8)...

 

 

 

Jesus disse em Joao 16:8 que o ES viria depois que Ele subisse aos ceus. E assim foi feito no dia de Pentecostes. Se cumpriu a Profecia de Joao batista e a promessa de Jesus. Tbm a profecia de Joel, descrita em Joel 2: 28, que se estende até nossos dias.

 

 

 

O Dia de pentecoste, foi um dia singular. nao exisitiu e não havera um  outro dia como aquele. Apartir do dia de Pentecostes, o ES passou a habitar no coração de cada cristão.

 

 

 

Não existe maneira correta para a ação do ES. Ele age quando, onde e como quiser. Portanto, sabemos de uma coisa: o ES só usa com poder aquele que esta realmente diante do Altar de Deus. Que esta vivendo uma vida em comunhao com Deus.

 

 

 

Aquele crente que vive no erro, nao nao tem comunhao com Deus nem com os irmaos, fofoqueiro, mentiroso .. nao pode ser usado por Deus..

 

 

 

Para sermos usados com unção pelo ES, basta nos santificar,  reconhecendo nossos pecados e os abandonado. Quanto mais santo, mais o ES irá nos usar.

 

 

 

para entender essa ideia veja o ex: Quando nos convertemos, recebemos o ES e Ele passa a habitar em nós, mesmo que ainda estejamos cheios de pecados. Com o tempo, vamos nos santificando, reconhecendo nossos pecados, e como prova de que somos convertidos, vamos abandonando aquilo que nao agrada a Deus... Quanto menos pecado em nós, mais santidade haverá... imagine que essa santidade é o lugar onde o ES habita e trabalha. Quando mais santidade, mais liberdade o ES tem para agir atraves de nós.

 

 

 

Quando mais vc se santifica, mais o ES entra e o pecado sai.. e mais o ES atua... O ES não vem sobre vc de maneira brusca.   Nao ha "batismo com ES" . A descida do ES ocorreu no dia de Pentecoste. Esse termo, "batismo com ES" é usado erroneamente por algumas igrejas. Como ja expliquei, o ES desceu no dia de Pentecoste e passou a habitar em cada cristãos apartir dali....

 

 

 

Deu pra compreender a ação do ES? TODOS os convertidos TEM o ES habitando dentro deles....

 

Efésios 1:13 

 

 

 

Para raciocinar:

 

Alguns  pentecostais pregam que não recebemos o ES no momento da conversão. Se não  O recebemos, não podemos ser convencidos dos pecados, já que é ELE quem nos convence. Se nao somos convencidos, não vivemos em santidade, porque não nos arrependemos e nao abandonamos os pecados. Se nao vivemos em santidade, como pode de repente o ES batizar uma pessoa cheia de pecados, que vive no pecado e que nao esta em santidade?????

 

 

 

Ps. Irmaos, sou cristã e creio sim nos dons do espirito Santo, porem uma pessoa me perguntou o senguinte JESUS FOI BATIZADO PELO ESPÍRITO SANTO E NÃO FALOU EM LÍNGUAS PORQUE?

 

 

 

1º - Jesus não foi batizado com ES. Jesus batizaria com o ES e com fogo (mat 3:11 e Atos 2:3)

 

leia o verso de mateus 3:16

 

"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele."

 

 

 

repare : Jesus foi batizado. Saiu da agua. Ele viu o ES descer como pomba. não foi batizado com o ES. Logo em seguida o Espirito de Deus desceu sobre Ele. Esse Espirito de Deus que desceu sobre Ele, vc confere e Isaias 11:2.

 

O Espirito de Deus sobre Jesus, veio apenas tesificar que Jesus era o Messias. e não batiza-lo.

 

Jesus não seria batizado com ES, mas Ele iria batizar com ES...

 

 

 

2º - Jesus nao falou em linguas, porque o Dom de lingua NÃO É consequencia de batismo.

 

 

 

Ha muita confusão hoje nas igrejas a respeito dos dons. Nao se engane. Muitos 'cristãos' que estão vivendo em pecados, estão sendo 'usados' com dons que não procedem de Deus.

 

 

 

A maior prova de que alguém é um convertido, é o AMOR.

 

 

 

Os cristãos não terão todos os mesmos dons. Por isso, não podemos afirmar que todos os que são convertidos, necessariamente devem falar em linguas. Veja o que Paulo fala em I Cor 12:29-30.

 

Ele ensina que devemos buscar o maior dom, o dom supremo, que é o amor. Ah! Sim! O amor é a maior prova de que conhecemos a Deus e somos dEle. Veja em I Joao 4:8.

 

 

 

Ainda em  I Joao Cap 1 e 2, vc conhece como deve andar os que aceitam Jesus como Salvador.

 

Ora, se não ha comunhão entre a luz e as trevas ( II Cor 6:1 ) , e quem não ama o seu irmao esta em trevas (I Joao 2:9 e 11 ), como pode um 'cristao' que aborrece o seu proximo e não o ama,  ser usado por Deus? O ES não habita nas trevas.

 

 

 

Conclusão

 

 

 

O Dom de lingua não é uma obrigatoriedade do crente. o Dom do amor, sim !

 

Paulo diz que o dom de interpretação é superior ao dom de falar em linguas. E o dom do amor, e superior a TODOS os outros dons.  Ele diz que, ainda que falasse a lingua dos anjos ( dom de variedade de linguas ) sem o amor, nada é.

 

 

 

Porque então alguns cristãos passam por cima da doutrina biblica sobre os dons, e coloca o dom de falar em linguas num patamar não destinado a ele? Quando Paulo enumera os 9 dons, o dom de falar em linguas é um dos ultimos.

 

 

 

Recaptulando

 

Maior Dom: AMOR - I Cor 13

 

Identidade do cristão: Amor -  carta de I Joao

 

Dom de linguas: inferior ao dom de interpretar - I Cor 14

 

Batismo: Confissão publica de fé, e testemunho de que estamos mortos para o pecado e ressurretos em Cristo - Colossenses 2:12

 

 

 

Ha muitos que se batizam e não são convertidos. Sendo assim, dons não são necessariamente manifesto na vida de todo o que é batizado. Mas sim, é manifestado na vida daquele que uma vez perdoado, foi regenerado, justificado, santificado, procura manter a santidade, se abstendo do pecado, vivendo em comunhao com Deus, mesmo ainda não sendo batizados, como podemos ver em Atos 10:47, onde mostra alguns cristãos que tinham o ES mas ainda não eram batizados.

 

 

 

Não se deixe enganar. Existe muitos falsos pequenos cristos ( cristãos ) espalhados no meio do trigo.

 

 

 

Para ser usado com poder por Deus, devemos estar sempre sempre com nossas vidas em Seu altar. Não quero dizer que não pequemos mais, mais pequemos menos. Quanto mais estarmos atentos, vigilantes, menos vamos pecar, e mais o ES vai nos usar, com muita unção e poder. E creio que é isso que cada um de nós queremos. Ser usados por Deus

 

 

 

para terminar, vamos ler o texto de I Cor 14:26-33

 

26 Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

 

27 E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.

 

28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.

 

29 E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.

 

30 Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.

 

31 Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.

 

32 E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.

 

33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.

 

Sendo assim, não convém que os cultos sejam de gritarias, 10 pessoas gritando em 'linguas' a mesmo tempo, pessoas caindo no chao porque estão 'cheias de poder' etc... Não é esse o culto que Deus deseja.

 

Deus procura quem O adore em espirito e em VERDADE !

 

Pense nisso !!

 




*********************************************************************